Captura de Tela 2020-06-13 às 18.36.06Durante a consulta e a avaliação nutricional, converso bastante sobre a alimentação, rotina, horários e hábitos de cada um, porém, vejo a dificuldade em algumas pessoas em fazer o simples, o básico.
Para quem não tem muita intimidade com a cozinha, fazer um arroz integral é difícil, além do medo de usar a panela de pressão. Por isso, trarei essas receitas básicas para que todos possam experimentar.

ARROZ INTEGRAL
2 xíc de chá de arroz integral
4 xíc de chá de água fervente
1 cebola pequena picada
2 dentes de alhos picados
1 colher de sopa de sal
1 colher da sopa de azeite

Modo de fazer:
Deixar o arroz de molho na noite anterior em uma bacia com água até cobrir e 1 colher de sopa de vinagre.
Importante esse processo para tirar os anti-nutrientes que causam gases, distensão abdominal e dificultam a digestão, além de deixar o arroz mais macio, não necessitando de panela de pressão. ( Esse processo de deixar de molho deve ser feito em todos os grãos e leguminosas, feijão, lentilhas, grão de bico, castanhas, aveia…)
Escorra o arroz, lave bem e reserve.
Em uma panela ponha o azeite e deixe esquentar, ponha a cebola e mexa até ficar transparente, acrescente o alho e o arroz escorrido. Mexa um pouco. Acrescente a água e o sal.
Deixe em fogo médio com a panela semi tampada e aguarde mais ou menos 15 minutos até a água evaporar. O arroz deve ficar macio. Desligue o fogo e está pronto.