Avaliação da composição Corporal por BioimpedânciaA avaliação da composição corporal é um importante fator em qualquer programa de emagrecimento, condicionamento físico ou na prevenção e tratamento de diversas doenças crônicas como Diabetes, Hipertensão Arterial, Alteração do colesterol e Cardiopatias.

Na análise da composição, dividimos o corpo humano em duas partes: Massa Magra e Massa Gorda.

A Massa Magra é composta por músculos, ossos e órgãos vitais, sendo o principal responsável pela queima de calorias (a musculatura é o elemento quimicamente ativo do organismo) . Portanto, quanto maior a massa magra, mais calorias o indivíduo estará queimando em repouso e durante a atividade física.

A Massa Gorda é composta pela gordura corporal. Ao contrário do que se pensa, um mínimo de gordura corporal é essencial para algumas funções como proteção dos órgãos vitais contra choques mecânicos, isolamento térmico, produção de hormônios, metabolismo de algumas vitaminas e reserva energética.

O principal objetivo da avaliação da composição corporal é determinar as quantidades de massa magra e massa gorda do organismo. Isto se torna importante ao imaginarmos dois indivíduos com o mesmo peso e estatura, porém com composições corporais diferentes. Em outras palavras, um indivíduo pode ser sedentário e apresentar uma elevada taxa de gordura corporal, enquanto que outro pode ser ativo fisicamente e apresentar uma menor taxa de gordura e maior desenvolvimento muscular. Portanto, pode-se observar que o peso corporal não é o único indicativo do estado nutricional das pessoas, sendo importante basear-se em algum método mais preciso para determinar a composição corporal.

O método da bioimpedância elétrica baseia-se na condução de uma corrente elétrica de baixa intensidade pelo corpo do indivíduo.Este método é sensível às variações do estado hídrico do avaliado.

O álcool , a cafeína e a atividade física têm ação diurética no organismo, o que pode causar uma leitura de bioresistência muito elevada, superestimando assim a gordura corporal. Uma refeição pesada também pode influenciar o teste, alterando o peso corporal da pessoa. Para se obter uma boa precisão no teste,deverá ser observado alguns itens:

  • No dia da consulta fazer uma refeição leve, evite muito líquidos
  • Não fazer exercícios intensos no dia do exame
  • Não consumir álcool um dia antes
  • Urinar 30 minutos antes do exame.

Avaliação da composição Corporal por Bioimpedância.

Em caso de dúvida procure um Endocrinologista.
Dr José Albino Médico Especialista em Endocrinologia e Metabologia em Florianópolis.
Santa Catarina