Você já ouviu falar da Ghee, a manteiga do bem ? Ela é um alimento fundamental na mesa das famílias indianas e nos cardápios da alimentação Ayurveda. Trata-se da manteiga clarificada, sem a lactose e as toxinas da manteiga tradicional. Ela é famosa não apenas pelos benefícios nutricionais, mas também pelas propriedades terapêuticas.

Mas vamos começar desde o início para você entender e ter mais motivos para trocar sua manteiga tradicional pela Ghee, a manteiga do bem. Assim como a manteiga tradicional, a ghee é feita do leite da vaca ou da búfala. A diferença é que passa por um processo de clarificação, onde é retirada toda a lactose, sal e qualquer toxina que possa fazer mal ao organismo. Por isso ela é considerada mais pura e benéfica do que a manteiga normal.

A ghee contém vitamina A, o que a torna uma excelente antioxidante, prevenido o envelhecimento precoce e protegendo as células dos radicais livres. Além disso, ela tem poder anti-inflamatório. Por não conter sal nem toxinas, ela não aumenta a retenção de líquido. Alguns estudos apontam que esse alimento ajuda na prevenção do câncer de mama.

COMO FAZER SUA MANTEIGA GHEE

Manteiga ghee

 

 

Pegue dois tabletes de manteiga sem sal e coloque em uma panela em fogo médio para derreter.
Quando ferver, ela formará uma espuma branca. Espere esta espuma descer e uma outra fervura irá acontecer com uma espuma mais transparente. (Tem que acontecer essas 2 fervuras).
No final da segunda fervura, começarão a aparecer umas bolhas de ar e o líquido deverá estar amarelo ouro. Neste momento, desligue o fogo e deixe esfriar. Quando estiver frio, coe com um coador fininho, somente a parte líquida e dourada, o que estiver no fundo, deverá ser descartado, são as toxinas, lactose e sal retirados da manteiga. Coloque em um vidro limpo e deixe por uma hora no refrigerador. Ela irá ficar firme, depois disso, não é necessário guardar na geladeira, pode- se usar em todos os preparos culinários. Aproveite esse ouro líquido e faça escolhas saudáveis para sua família.

 

 

 

 

Em caso de dúvida procure um Endocrinologista.
Dr José Albino Médico Especialista em Endocrinologia e Metabologia em Florianópolis.
Santa Catarina