grao de bico molhoPor que é importante deixar as leguminosas de molho antes de cozinhar? 🤔

Você já deve ter ouvido dizer que é preciso deixar os grãos de molho, como o feijão, antes de serem cozidos. Acreditava-se que esse hábito tinha como objetivo acelerar o cozimento. No entanto, mergulhar os grãos na água tem muitos outros benefícios.

Arroz integral, aveia, chia, quinoa, grão de bico, feijões, lentilhas, ervilhas… Existe um ponto muito mais importante do que o consumo dos grãos : o modo de preparo antes de consumi-los.

Deixar os grãos de molho é um processo de fermentação para neutralizar a ação dos antinutrientes. Antinutrientes? 🤔 Sim. Os grãos, todos eles, possuem uma grande quantidade de ácido fítico, uma substância que se liga ao cálcio, ferro, magnésio e vários outros nutrientes e bloqueiama absorção desses nutrientes pelo corpo. Eles literalmente sequestram esses nutrientes da nossa comida e em algumas situações do nosso corpo, das nossas reservas. Por isso o nome de antinutrientes.

Para neutralizá-los é necessário fazer esse processo de fermentação super simples : Deixar de molho.
Essa fermentação solta bolhas, os gases. Esse é outro incômodo que nos livramos fermentando os grãos.

COMO DEIXAR DE MOLHO?
Muito fácil, água filtrada com algumas gotas de limão ou vinagre. Use sempre duas medidas de água para cada de medida de grãos e, aproximadamente uma colher de sopa de vinagre ou limão para cada medida de água.

QUANTO TEMPO DEIXO DE MOLHO?
Feijões, grão de bico, favas, lentilhas, devem ficar 24 horas de molho.
Quinoa, arroz integral, ervilha, aveia, devem ficar 12 horas, troque a água e descarte a que ficou de molho.

Fazendo isso, você verá que os incômodos com gases e fermentação irão acabar e o alimento será mais nutritivo. Requer um pouco de organização, mas vale muito a pena. 😉
Eu deixei esse grão de bico 24 horas, veja quanta espuma. 😕