WhatsApp Image 2020-06-08 at 10.39.52Assim como o Leite de coco, o Leite de Amêndoas caseiro é, sem dúvida, um dos melhores leites vegetais disponíveis. Com um sabor neutro, ele é um coringa para quaisquer tipos de receitas, de doces a salgadas, substituindo o leite de vaca na maioria das receitas.
Normalmente custa caro quando comprado industrializado, já pronto, mas fazer em casa é muito fácil, simples e rápido. Fica mais em conta e muito mais gostoso, sem falar que leva apenas um único ingrediente: as próprias amêndoas. Não precisa de conservantes, estabilizantes e açúcares.Para o leite de amêndoas utilize sempre amêndoas cruas, isso é o nosso ponto de partida! Cada xícara de amêndoa rende de 3-4 xícaras de leite e o resíduo que sobra você pode temperar e fazer uma pastinha super saborosa, a ricota de amêndoa.

Ingredientes:

1 xícara (de chá) de amêndoa crua
2 xícaras (de chá) de água mineral

Instruções:

Deixe de molho 1 xícara (de chá) de amêndoas cruas em água potável, por uma noite (8 horas) aqui colocamos na hora de dormir para bater nosso leite na manhã seguinte!
Escorra as amêndoas e lave.
Coloque no liquidificador com 2 xícaras de água mineral e bata por 2-3 minutos,
coe em um pano de prato limpo, de preferência um que tenha somente esta finalidade ou um pedaço de voal.
Ao líquido, junte mais 1 ou 2 xícaras de água, depende se quer ele mais grosso ou diluído.
O resíduo, tempere com azeite, gotas de limão e temperos a seu gosto. Fica uma pastinha deliciosa e assim aproveitamos a amêndoa integralmente!

Você consegue substituir as amêndoas por qualquer castanha, recomendo que experimente com a castanha de caju também.