WhatsApp Image 2020-03-31 at 16.02.39Opção de leite vegetal para substituir o leite de vaca para intolerantes ou veganos. É mais cremoso do que os outros leites vegetais, perfeito para preparos culinários como molhos, já que o inhame funciona como um espessante, para usar em bolos, já que retém a umidade da massa, ou para tomar puro com café.

Rende: 750 ml
Ingredientes:
2 inhames (aproximadamente 250g)
3 xícaras de água filtrada

Modo de fazer:
Descasque o inhame, pique em cubos grandes e cozinhe em água até ficar macio, ou cozinhe com casca.
Descarte a água do cozimento. Transfira o inhame para o liquidificador junto com a água filtrada.  Bata até ficar líquido.Transfira para um vidro com tampa e guarde na geladeira por até 4 ou 6 dias.

Se quiser mais espesso (na consistência de iogurte), coloque menos água. Pode bater junto com extrato de baunilha e lascas de coco para dar sabor.

O inhame é um tubérculo bem interessante do ponto de vista nutricional. Apesar de não despertar muita curiosidade na maioria das pessoas, já se sabe que ele fortalece o sistema imunológico (anti-inflamatório)  e limpa as impurezas do sangue, entre outros benefícios. Aqui no Brasil é frequentemente confundido com o cará, dependendo da região do País. Pensando nos benefícios, fique com a variante pequena e cabeluda, que muita gente conhece por “inhame chinês”.