Baseado em quatro pilares: a busca de uma alimentação saudável baseada em escolhas inteligentes e eficientes (smart food) com a modulação da microbiota intestinal, sono de qualidade, controle do stress com técnicas de mindfulness meditation (de atenção plena) e atividade física moderada.

Estas são as bases da Medicina do Estilo de Vida tanto para prevenção, tratamento e diminuição de recidivas de doenças crônicas.

Trata-se de um conceito revolucionário desenvolvido pelo Dr Edward M. Phillips fundador do Instituto de Medicina de Estilo de Vida que se localiza dentro do Departamento de Medicina Física e Reabilitação da Harvard Medical School.

A definição oficial foi publicada no “Journal of the American Medical Association” em Julho de 2010 da seguinte maneira: ” a prática baseada em evidências de ajudar indivíduos e famílias adotarem e manterem comportamentos saudáveis que afetam a saúde e a qualidade de vida” .

O primeiro elemento importante desta definição é que ele é baseado em evidências, o que significa que é um conceito bem estabelecido. Há evidências para conceitos que todo mundo reconhece como fumar faz mal, a atividade física faz bem, muito estresse faz você doente, e o “Lifestyle Medicine” reúne todos estes conceitos em uma prática com provas de sua eficiência.

O modelo médico atual não é mais viável.

Dados da Universidade Stanford apontam que 73% das mortes nos grandes centros urbanos têm ligação com o estilo de vida pouco saudável. O quadro interfere na incidência de doenças crônicas, como câncer, obesidade, diabetes e hipertensão arterial, que multiplicou com o passar dos anos.

A importância das mudanças de estilo de vida em termos de um novo paradigma médico para resolver doenças crônicas está se tornando popular nos tempos modernos. A medicina do estilo de vida é um medicamento baseado no estilo de vida pessoal.

Os pacientes devem ser parceiros no tratamento e não receptores passivos.

Em caso de dúvida procure um Endocrinologista.
Dr José Albino Médico Especialista em Endocrinologia e Metabologia em Florianópolis.
Santa Catarina