medica1

Como endocrinologista, recebo muitas ligações no consultório se trabalho com hormônios bioidênticos, e a resposta é sim. Vamos explicar.
Por definição hormônios bioidênticos são hormônios que possuem a mesma estrutura química e molecular do hormônio natural. Só que este termo foi indevidamente associado a hormônios manipulados por farmácias magistrais e usados em terapias antienvelhecimento.
Hormônio natural não quer dizer bioidêntico, por exemplo os fitoestrógenos encontrados na soja são naturais mas não bioidênticos. Assim como bioidêntico não quer dizer natural, podemos ter um hormônio bioidêntico natural ou sintético.
Quando o endocrinologista prescreve tiroxina (nome comercial Puran T4, Levoid, Synthroid e outros), hormônio de crescimento, o GH ou progesterona são todos hormônios bioidênticos só que produzidos por grandes laboratórios e comprados em farmácias que não as de manipulação.
E preferível optar pelos produtos bioidênticos prontos em farmácias por serem mais controlados e com maior grau de pureza e com menos risco de serem mal preparados. Os manipulados são preferidos em casos específicos e para doses individualizadas, feitas em farmácias de qualidade.
Outro termo com grande apelo comercial é a modulação hormonal. Toda vez que o médico faz terapia de reposição hormonal, por exemplo na menopausa está fazendo uma modulação hormonal que pode ser ou não bioidêntica.
Os hormonios bioidênticos devem ser sempre tomados com orientação de um médico endocrinologista pois o seu uso de maneira abusiva podem acarretar sérios efeitos colaterais.
A SBEM ( Sociedade Brasileira de Endocrinologia) tem também o mesmo posicionamento.
Quanto as terapias antienvelhecimento (Ah! A eterna busca da fonte da juventude) também tem um posicionamento contrario do CFM (Conselho Federal de Medicina)
Então a resposta é como endocrinologista prescrevo hormônios bioidênticos buscando o equilíbrio hormonal personalizado.

Obs: Para maiores informações ver posicionamentos SBEM – Hormônios bioidênticos e CFM – terapias antienvelhecimento

Em caso de dúvida procure um Endocrinologista.
Dr José Albino Médico Especialista em Endocrinologia e Metabologia em Florianópolis.
Santa Catarina